Escrevo estre trecho de texto pensando nos meus alunos do Pré-Vestibular Comunitário Núcleo Dércio Andrade – Educafro, dedicando a eles singelas palavras, convidando-os para trazerem seus textos para este espaço aberto ao diálogo, à polifonia, à comunicação.

Hoje estava lendo Foucault e descobri uma frasde do filósofo francês em “A Microfísica do Poder” que me marcou. Diz assim: “A verdade não existe fora do poder ou sem o poder”. Podemos refletir que quem sabe, quem tem o conhecimento, detém o poder. Infelizmente são poucos os que sabem. Mas a nossa missão na Educafro – NDA é podermos levar um pouquimos daquilo que sabemos aos nossos dercinianos, aos nossos queridos amigos pois são mais do que alunos. É gente trabalhadora e que busca a evolução por meio dos caminhos do conhecimento. Assim não queremos que nossos alunos detenham o poder coator, aquele que impõe e que dita normas e regras. Mas queremos que os estudantes detenham o poder libertador, o poder de confiar em si mesmos e na força que possuem.

Dentro de algumas semanas publicarei aqui um texto de uma aluna gerado a partir de um outro texto acerca do Poder das Palavras. Se não me engano a aluna é uma das Letícia(s), pois temos duas e me falha agora o sobrenome. O texto dela inaugura as postagens dos meus alunos de Língua Portuguesa e Redação aqui no meu blog.

É tão bom entrar naquela sala e ver tantos rostos ávidos por conhecimento. É tão bom partilhar o sorriso de Aleandra e Elizete, a força de superação do João Eduardo e a inquietude criativa de Mara. Em nome destes, cumprimento os demais alunos, saúdo um novo ano de 2011 – já o meu terceiro nessa empreitada do voluntariado educacional.

Ao final, um abraço ao Clóvis, Daiane, Pedro e tantos outros que conosco colaboram na Coordenação e Secretaria. E um abraço magnânimo em Marli, a minha Marli que sempre me diz que eu sou dela, sou cria dela e que me fez ver que as pessoas que me desafiassem e aparecessem em  minha vida, não iriam querer me destruir, mas querer me mostrar a força que há em mim e a importância da convivência com as diferenças.

Um abraço a todos. Sejam bem vindos e dividam comigo a energia de ser Jovem Jornalista e….. Professor!

AXÉ!