A conquista de resultados nem sempre é possível de imediato. Alcançar um determinado fim, às vezes leva tempo e desprendimento. Porém, todo esforço já é válido. Digo isso principalmente relacionado a mudanças que temos que fazer em nossas vidas, em nossos comportamentos. Tantas vezes queremos mudar alguma atitude nossa e não conseguimos. Lutamos, lutamos… e morremos na praia. Sempre retornamos à rotina anterior.

O mais importante, no entanto, é o esforço que se faz. Já é meio caminhado andado. Quando ainda não se alcançou aquilo que se almeja, o esforço já é válido, mas ainda é preciso fazer mais. E isso não é fácil. Sabe quando você faz horas e horas de academia e fica com o corpo todo dolorido, ou então faz um trabalho braçal e fica com o corpo todo moído (como se diz)? É assim também nas questões cotidianas. Esforçar-se dói. Não é fácil. É preciso abrir mão de algumas coisas, às vezes. Nada porém recompensa a alegria de obter aquilo que se deseja. É difícil, mas vale a pena.

Tem-se angustiado porque ainda não conseguiu alcançar determinado fim que impôs como meta? Não se desespere! Tem-se esforçado pelo menos? Se sim, está tudo resolvido. O que não vale a pena é ficar estagnado, vendo o barco da vida correr, perder algo importante ou não conquistar nada. Se tem despendido energia, suado a camisa e está correndo atrás, está tudo certo. O esforço já é meio caminho andado.

Anúncios