Os livros sempre foram uma paixão para mim. Desde criança me interesso por eles. Quando comecei a ler então, despertou-me o fascínio pelo mundo da leitura e comecei a pedir à minha que me desse de presente livros. E assim ela fez. Ganhei os contos clássicos de Chapeuzinho Vermelho a O Gato de Botas. Depois vieram os livros de Monteiro Lobato. Comecei então a frequentar a Biblioteca Municipal da Casa da Cultura em Passos e pude ler muitos livros. Hoje tenho o vício de adquiri-los. Na minha estante há dezenas de livros que ainda não foram lidos, mas serão.

axe leitura

Poderia passar horas falando sobre a paixão pelos livros, mas o que desejo aqui é falar das bibliotecas e as realidades que elas podem concretizar. Hoje estou ligado a quatro bibliotecas: a minha (particular), a Biblioteca Carolina Maria de Jesus (do Núcleo Dércio Andrade/Educafro), a biblioteca ainda sem nome do Centro Espírita Monsenhor João Pedro e é claro, a Biblioteca Clarice Lispector (IFSULDEMINAS – Campus Passos) onde atualmente sou auxiliar de biblioteca.

Vou falar um pouquinho de cada, em quais etapas cada uma se encontra, como são estruturadas, mas o foco hoje é falar um pouco da Biblioteca Carolina Maria de Jesus e do Projeto Axé Leitura. Dessa forma vou começar do final para o começo.

A Biblioteca Clarice Lispector é um espaço aberto à comunidade dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Passos. Ela pode ser utilizada por alunos, professores e servidores e ainda pelos integrantes da comunidade local. Somente o empréstimo de livros é que exclusivo para alunos, professores e servidores. Os demais serviços todos podem usar, como acesso aos computadores com internet, leitura de revistas, jornais e periódicos, utilização dos livros dentro da Biblioteca, acesso a salas de estudos em grupo. O acervo está em crescente formação contando com mais de 3  mil exemplares de livros que abordam diversas áreas dos cursos do IF.

A Biblioteca – ainda sem nome – do Centro Espírita Monsenhor João Pedro é um pequeno espaço (um único armário ainda) com livros da Doutrina Espírita e livros filosóficos, religiosos e de autoajuda. Comecei em janeiro deste ano a organizar melhor a Biblioteca, a fazer uma classificação mais condizente com os padrões de catalogação da Biblioteconomia e a fazer campanhas para arrecadar novos títulos. Já até ganhei alguns. Em breve vamos ter muitas novidades nesta biblioteca.

A minha Biblioteca Particular nem é preciso dizer. É modesta, pequena, mas tem bastantes títulos. Sempre estou adquirindo novos e não meço esforços para investir em livros. Apesar de estudar e achar que a tecnologias democratiza a leitura ainda sou daqueles a favor do livro de papel e da experiência única que ele pode promover.

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus por fim é o meu xodó. É um espaço que venho resgatando desde 2013. O cursinho comunitário onde sou voluntário, o Núcleo Dércio Andrade/Educafro, possuía uma quantidade interessante de livros, mas estavam todos jogados, armazenados sem nenhum cuidado e bagunçados, misturados. Desde 2013 promovi uma organização e higienização dos mesmos e um processo de seleção. Recebemos desde então doações (ver post anterior https://danvizi.wordpress.com/2013/01/21/a-melhor-das-doacoes-a-doacao-de-livros/) e fomos notícia na imprensa e queremos crescer ainda mais. (ver também este post https://danvizi.wordpress.com/2013/09/22/biblioteca-comunitaria-promove-incentivo-a-leitura/). Além disso a importância desse projeto é que ele está aberto à comunidade e faz parte de um projeto maior que é o Axé Leitura que disponibiliza uma página no Facebook (https://www.facebook.com/axeleitura/) e que também tem o objetivo de promover encontro de rodas e debates literários que por falta de tempo está um pouco parado.

Qualquer um, mediante registro, pode solicitar os livros da Biblioteca Carolina Maria de Jesus. Recentemente fomos contemplados com uma ajuda de custo, através de um edital da Fundação Itaú Social e compramos cerca de 100 exemplares de livros novinhos e atuais. Se você quiser ter acesso à nossa biblioteca e ao nosso projeto entre em contato pelo e-mail danilovizibeli@gmail.com

Anúncios