Já faz algum tempo que conheci a página “Papel e Grafite – Desenhos” no Facebook (http://www.facebook.com/PapeleGrafitedesenhos). Ela é mantida pela jovem passense Dayane Ribeiro, de 15 anos onde ela posta seus desenhos feitos com muita perfeição para quem nunca fez nenhum curso de desenho ou arte. Dayane se revela uma grande autodidata nas artes e é um talento a ser aproveitado. Quando vi suas produções pela primeira vez, fiquei impressionado e com vontade de conhecer um pouco mais da história dessa artista. Atualmente, ela está cursando o 1º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico de Comunicação Visual, no IFSULDEMINAS – Campus Passos. Filha de Cremilda Vilma Ribeiro e Angelo José Ribeiro, possui três irmãs: Joyce, Lorena e Gabrielly. Nesta entrevista que segue, conheça o talento de Dayane, o desejo de aprender cada vez mais e a busca a cada dia pelo aprimoramenteo como artista, dizeres que mostram a importância da arte.

20160424_170113

Como você aprendeu a desenhar?

Eu sempre gostei de desenhar. Desde pequena eu desenhava, em qualquer lugar, na escola, em casa, até nas paredes da minha casa, no chão. Não eram desenhos com traços perfeitos, mas eu sempre rabiscava alguma coisa que eu gostasse como desenhos animados que eu adorava e que ainda adoro. E com o passar do tempo eles foram evoluindo e o que realmente me ajudou a melhorar meus desenhos até meu traço de hoje em dia é nunca ter parado de desenhar pois eu acho que quando você treina algo, se você o treina todos os dias com o tempo ele vai melhorar e eu acho que foi desse modo que eu aprendi e que ainda estou aprendendo a desenhar.

O que você mais gosta de desenhar?

O que eu mais gosto são pessoas, mas necessariamente o que eu mais desenho são garotos e alguns personagens de animes que eu gosto. Estou tentando expandir meu estilo buscando mais criações minhas e coisas diferentes do que costumo fazer, pois procuro sempre estar evoluindo nesta arte.

20160424_073105

Você já fez algum curso?

É uma das perguntas que as pessoas mais fazem quando veem meus desenhos, mas não, eu nunca fiz curso, eu aprendi sozinha a desenhar.

Onde você adquire e quais materiais você utiliza?

Bom os materiais pra desenhar pode não parecer, mas são bem caros, e eles ajudam muito um desenhista pois sem um material bom, é difícil fazer um desenho bem feito. Eu não utilizo muitos materiais, pois a maioria dos que necessito são bem caros ou não encontro na cidade. Então eu uso mais o básico como lápis de cor, canetas esferográficas, retroprojetores e papel sulfite e a maioria eu compro (mais precisamente minha mãe) em papelarias.

20160424_073417

Você tem alguma técnica específica, se sim, qual?

Eu não tenho muitas técnicas específicas, pois a maioria dos meus desenhos eu faço da maneira que mais me agrada e que eu acho estar certa. Apenas o modo de colorir cabelos ou pele que eu uso algumas técnicas que conheço, pois nessas partes sempre me preocupo em reproduzir luz e sombra ou tentar representar fios nos cabelos e brilho, o que é bem difícil e ainda estou aprendendo, mas ainda tenho muito vontade de aprender mais técnicas pois é bem legal o resultado final.

20160424_073839

Você pesquisa na internet ou livros técnicas de desenho, assiste vídeos pelo Youtube?

Sim, eu pesquiso mais na internet, pois eu acredito que algumas técnicas de desenhos só são capazes de serem aprendidas por meio de aulas ou livros, e nesse quesito o YouTube é um dos melhores sites porque nele você encontra vários tutoriais ensinando técnicas que ajudam muito Algumas das técnicas que aprendi, como colorir, eu aprendi assistindo tutoriais no YouTube que me ajudaram bastante!

Você tem vontade de fazer algum curso e de se aperfeiçoar ainda mais na sua arte? Já tem algum em vista?

Sim tenho muita vontade de fazer um curso de desenho, pois sei que ele pode me ajudar a melhorar meus desenhos pois também tenho muita vontade de os aperfeiçoar. Ainda não tenho um em vista, mas meu curso técnico de Comunicação Visual que comecei este ano na escola eu acho que vai me ajudar a melhorar muito no desenho.

20160424_074202

Como você divulga a sua arte? Além da página no Face já apresentou em alguma exposição?

Bom eu divulgo mais pela internet, além da página no Facebook também divulgo pelo Instagram. Ainda não me apresentei em nenhuma exposição, mas tenho muita vontade!

Por que você resovleu criar a página no Face ee como você acompanha os acessos?

Eu resolvi criar a página no Facebook porque eu apenas queria compartilhar meus desenhos e minhas ideias com outras pessoas. Eu sempre tive vontade de criar um página, mas eu nunca fiquei preocupada em ganhar várias curtidas, pois isso é algo que acontece espontaneamente e com o tempo. Eu apenas queria mostrar minha arte para as pessoas.

20160424_074944

Já recebeu algum elogio ou comentário pela página do Face e já recebeu algum convite para algum trabalho relacionado à sua arte?

Sim e essa é uma das coisas mais legais de se ter uma página no Face, porque quando você recebe um elogio o mais simples possível, isso te motiva a desenhar mais, mostra que alguém gostou da sua arte, ou que se inspirou e que quer dicas e isso é muito legal! Convites para fazer trabalhos ainda não, mas 20160424_165454espero!

Além de desenhar você faz algum outro tipo de arte como pintura ou até mesmo música, ou dança?

Não, eu só desenho mesmo, mas pretendo aprender pintura e desenho digital.

Para você qual a importância da Arte na vida dos jovens?

Eu acho a arte importante na vida dos jovens porque com ela é possivel independente do seu nível de evolução e técnica no desenho, pintura ou no grafite expressar da maneira mais simples possível seus sentimentos e suas ideias.

