Você deve estar se perguntando o que é essa sigla maluca RELÊBLOGS… Eu explico. Inicio hoje, aqui no blog, um projeto antigo que já vinha se desenhando há algum tempo que consiste em gerar uma interação com os usuários de blogs, leitores do meu e que também tenham um espaço na internet o qual eu possa ler e curtir. RELÊBLOGS – significa: Rede de Leitura de Blogs. A partir desta semana vou começar a apresentar alguns blogueiros do Brasil inteiro. O primeiro deles será o Flávio, do blog “Minha vida gay”. Antes disso farei uma reflexão sobre a figura do autor e do leitor dos blogs. Se você é blogueiro e quer participar desse projeto mande um e-mail para danilovizibeli@gmail.com ou deixe nos comentários.

email-

Com o surgimento dos blogs, podemos dizer que houve uma democratização da escrita. Ficou mais fácil publicar, de forma gratuita e barata, os textos escritos por uma grande massa que não se encontra nos meios editoriais. No entanto, a internet, traduzindo um sonho de biblioteca universal, passou a acumular de tudo um pouco, das mais variadas temáticas. Tenho percebido que muitos blogs são repetições daquilo que já é veiculado na internet. O autor simplesmente seleciona alguns trechos, tece um pequeno comentário e publica. Ou às vezes convida o leitor a ler o link indicado no blog. E ao mesmo tempo temos produções muito interessantes e autorais.

Considero o blog como um espaço útil e que, para que ele tenha o seu efeito nos processos de leitura e escrita, é preciso que haja uma marca autoral. É o que tento fazer aqui. É claro que também faço resenhas de outros textos ou comento materiais vistos em outros lugares. Porém, sempre procuro emitir uma opinião ou um olhar crítico, criando um texto meu.

Outros pontos que nos fazem pensar na escrita com os blogs é que são espaços amplamente heterogêneos. Aquele que escreve não é conhecido de muitos que o acessam. Assim, posso passar uma imagem daquilo que não sou. E posso também criar um perfil falso apresentando na rede uma escrita que não é condizente com aquilo que penso. Dessa forma, a escrita e a leitura dos blogs são mascaradas. Não se cria um contato com o autor e o leitor, e essa mediação tão rápida e tão fácil de se acontecer com as novas tecnologias, acaba não acontecendo e com isso o blog passa a ter o mesmo sentido de uma obra impressa, só que com um alcance maior e para um público diversificado.

Dessa forma, conhecer aqueles que escrevem e leem blogs é o objetivo principal do projeto “RELÊBLOGS: formação e pesquisa de uma Rede de Leituras de Blogs da Internet”, que passarei a executar a partir de agora. É claro que ainda não temos um viés científico e acadêmico, mas poderemos ter assim que formos delimitando nosso trabalho e trabalhando em conjunto. Poderemos publicar sobre o assunto e contribuir para áreas diversas, no meu caso a linguística. Como objetivo específico queremos questionar se os autores e leitores de blog constituem uma comunidade com características próprias e como essa comunidade se comunica.

Espero que tenhamos boas respostas e bons frutos desse projeto. Aguardo os contatos.

Danilo Vizibeli

Professor, jornalista e Mestre em Linguística