Está beirando um ano que minha rotina tem sido estar rodeado de livros. Depois que registro meu ponto, pronto! Insiro-me num universo de Auxiliar de Biblioteca. Lá vou atender o público, fazer empréstimo, devolução, colocar etiquetas nos livros…

speakers-414560_960_720

Ultimamente tenho ressabiado em dúvidas de querer algo mais. A docência… A tão sonhada docência, visto que me preparo nas pós stricto-sensu, em nível de Doutorado. Não é de se negar de que já exerço a docência e o mais surpreendente de forma voluntária.

A sala de aula é um lugar institucionalizado e ao mesmo tempo disputado. Para um educador de fato não é um ambiente de quatro paredes, carteiras, quadros que irá fazer com que se exerça a prática educativa. Educar é soltar as amarras onde quer que se esteja. É propiciar ao outro uma reflexão e um exercício de olhar para si mesmo, se despindo de preconceitos e atitudes díspares.

Ser educador é muito motivante para mim. É poder levar aquilo que aprendi sempre de bagagem comigo, onde quer que eu esteja. É poder compartilhar esse sabor pelo saber. Sei que quero estar um dia numa carreira docente. Mas isso ainda não foi possível. Luto para isso e sei que conseguirei. Enquanto não tenho o título de “professor” oficialmente vou me professorando por aí.

Projetos, ideias, atividades… Levo comigo a vontade que tenho de um mundo melhor. Aqueles que comigo unam seus braços, poderemos fazer parcerias, percorrer caminhos novos, ou caminhos velhos tentando compreendê-los.

Sempre se escreve sobre determinados assuntos com data marcadas. No dia do professor, homenagens e textos e mais textos, no dia da mulher, igualmente. Prefiro escrever quando me dá vontade. E assim também educar. É preciso sempre pensar na educação como um bom motivo para falarmos, dialogarmos, trocarmos e aqui ficaríamos elencando verbos e mais verbos, porque o verdadeiro educador se verbaliza, manifesta sua voz e não se cala. Não irei me calar. Educarei sempre! Sou um educador, e pronto! E você que educar comigo? Ou se quiser, eduque-me, pois sou um tanto sem-educação.

