Esta semana trabalhei com a turma do cursinho a música Ideologia, composição de Cazuza e Frejat. Escolhi a música ao acaso, pensando em trabalhar o conceito de Ideologia aplicado à Literatura, pois não há texto neutro, ou seja, não há texto (e, no caso, literário) sem ideologia. A música se faz ainda mais presente devido ao momento político e histórico que estamos vivendo no Brasil. O texto que se segue é uma tessitura de tudo que discutimos e pensando em tecer a nossa opinião aqui do Espaço da Gente com relação aos acontecimentos políticos e sociais de nosso país.

tirinhas-mafalda-televisc3a3o-4

Danilo Vizibeli*

Imortalizada por um cantor polêmico que foi Cazuza, a música Ideologia fala sobre a frustração de viver num mundo sem expectativas onde todos podemos nos surpreender com atitudes negativas, ou seja, viver sem uma ideologia de vida. A música conta a história de um garoto que desiste de tentar mudar o mundo, tendo em vista que o eu-lírico se decepciona com a decadência da humanidade.

Pensando de um modo amplo, todo ser humano precisa ter uma opinião formada sobre quaisquer assuntos, tendo em mente buscar o seu próprio objetivo na vida. Pensando em um sentido mais restrito, a ideologia não está relacionada apenas às escolhas pessoais e cotidianas. Para o nosso estudo e a nossa área de interesse, procuraremos relacionar o conceito que estamos trabalhando com a linguagem e o discurso.

Quais as ideologias manifestadas através da linguagem e mais especificamente nos textos literários? São diversas. No mundo atual, a grande mídia tenta alienar as pessoas com a finalidade de interferir nas suas ideias. Assim há formações ideológicas advindas do poder e que apregoam preconceitos e estereótipos, outras do consumismo e da economia salarial e ainda a moda, a cultura, o esporte e tantas outras.

O Brasil está de pernas para o ar, com os pedidos de impeachment da Presidente Dilma, casos da operação Lava-Jato, que investiga a alta corrupção na maior empresa brasileira, a Petrobrás, envolvendo o ex-presidente Lula e uma série de nomes da política e da economia. Cazuza cantava “Ideologia, eu quero uma pra viver!” Dizemos que está difícil a escolha. Há um embaraço de ideologias.

No presente, travou-se uma guerra partidária e apartidária, dividiu-se a luta política dos eleitores brasileiros entre aqueles que apoiam a conjuntura governamental atual (a minoria) e aqueles que pedem uma solução para o que virou o cenário político brasileiro.

Precisamos pensar que não se trata de escolher apenas, mas de evidenciar os fatos que surgiram por investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. São evidências que colocam em questão a integridade da nação e ao mesmo tempo a democracia que se deve ser exercida e respeitada pelo povo brasileiro. Acontece que a sujeira está por todos os lados, não só em um dado político, mas em vários. Os feitos benéficos da governabilidade já se apagaram diante de tantos “contras” que surgiram por meio dos fatos.

É preciso dizer também que há uma mídia oportunista e que transforma e aumenta o escândalo. Escolhe e seleciona fatos em detrimento de benesses econômicas e negociatas.

Está faltando a Ideologia… Estão faltando as ideologias. É esse o nosso objetivo ao discutir esse conceito, pois o ser humano é um ser político, de escolhas e gestos participativos na sociedade. Conhecer o conceito de ideologia nos faz buscar o objetivo do nosso projeto que é o Cursinho Pré-Vestibular Núcleo Dércio Andrade, Educafro, em Passos-MG: trabalhar para a aquisição de conhecimentos oportunizando a igualdade de direitos e de condições.

Perceber neste estudo conceitual a importância da temática, nos faz, quando formos ler os clássicos ou obras contemporâneas os movimentos linguísticos e literários que se fazem por meio dos mecanismos ideológicos, do poder, do saber em dado contexto histórico e social no qual a obra foi produzida.

Que não “assistimos a tudo em cima do muro”! Tenhamos posicionamento. Sejamos seres ideológicos. porque conforme Cazuza, se é preciso ter “uma ideologia para viver”.
*Para falar com a gente deixe nos comentários ou mande um e-mail para danilovizibeli@gmail.com

Anúncios