Aproxima-se da festa da Páscoa. Todos sabem que Páscoa quer dizer “passagem”. Nos cinco domingos da quaresma a Igreja Católica refletiu em seus evangelhos diversas temáticas relacionadas ao processo de conversão, de mudança, da saída da vida do pecado para uma vida da glória.

jesus-christus

O que é conversão? Na direção de um automóvel, a conversão é a mudança de pista, a virada. Bom, já dá pra perceber então o significado da metáfora em nossa vida pessoal.

Neste tempo de reflexões, foram trabalhados temas como: Jesus à beira da tentação e resistente a ela; a transfiguração do Senhor no Monte Tabor, em que Jesus nos mostra que é o verdadeiro Messias e antecipa a vida eterna; a figueira seca, que não dá frutos, para questionar qual frutos estamos dando; o filho pródigo no seu movimento de mostrar a misericórdia do Pai que nos acolhe como pecadores que somos e, por último, o acolhimento daqueles que pecaram e que precisam do perdão, na imagem da mulher adúltera.

É preciso pensar que mesmo na prática ritualística, em que todos os anos fazemos a celebração da Semana Santa e da Páscoa, a passagem não se faz em um movimento único: ora eu era pecador e agora sou santo. Não! São várias passagens que fazemos em nossa vida. A cada dia buscamos nossa melhora, queremos crescer e evoluir. No último domingo da quaresma nos é pedido que esqueçamos o passado e olhemos para frente. É assim que a verdadeira passagem irá acontecer, quando deixarmos tudo aquilo que nos atrasa para trás. Mas enquanto isso não acontece, vamos executando esse movimento do Pai Misericodioso em nós, que não perderá nenhuma de suas ovelhas.

Certos dessa confiança, precisamos lutar para que as passagens se intensifiquem cada dia mais, para que a mudança seja constante, íntegra e total. Não paremos e não adormeçamos, pois aquele que desiste da luta, será cortado como a figueira seca… Deus, porém, não quer que sejamos cortados, mas é o princípio da própria vida: aquele que se anula a lei de causa e efeito ou ação e reação cumpre dar-lhe as respostas. Passemos com intensidade, para que um dia façamos uma passagem total.

Anúncios