Penúltimo dia do ano de 2015. Abro meu e-mail associado à conta deste meu blog e recebo uma notificação do WordPress com o balancete de 2015. O aplicativo dá a opção de publicar um relatório padrão no formato deles, mas eu preferi tecer alguns comentários em forma de post, pois assim fica mais a minha cara e a cara do Espaço da Gente.

ruby-galaxy

Primeiramente, agradecer às pessoas que acessam. Poucas ou muitas, não importa. Tem dias que quando entro nas estatísticas e vejo o baixo tráfego de visitas me dá vontade de largar e não escrever mais (ressalva: alguns dias, tem dias que o tráfego é ótimo, o espaço tem a sua valia). Só que não consigo, a escrita já está enraizada em mim e este espaço é uma oportunidade de mostrar aquilo que penso. Se houver 2 ou 3 pessoas que me leem em todo o Brasil, estou satisfeito, minhas palavras estão ecoando em algum lugar. Por isso, muito obrigado!

Em 2015, o dia com maior tráfego foi o dia 17 de novembro e os posts mais acessados são “Vida Maria – a vida de tantas Marias: reprodução de ideologias” e “O filme Matrix e a intertextualidade com a filosofia clássica: a busca do autoconhecimento e o questionar da sabedoria”. Como são dois textos sobre filmes, um curta e um longa, fiquei pensando se eu deveria transformar o blog num espaço só de resenhas. Mas a resposta é imediata e é: não. Pois este espaço é um espaço plural para contar as histórias da gente. Se eu me focasse em só assunto, eu ficaria preso e gosto de falar de tudo.

Neste ano entrevistei Plínio Oliveira e o Professor Luís Novais, falei de cultura, arte, comportamento. O projeto “Uma poesia por dia” está um pouco parado, mas a qualquer hora pode voltar, basta que a veia poética se acenda. E também as séries Iconografias do Bem, Etiqueta Social, Tópicos de Espiritismo, poderão continuar.

Estreei recentemente um novo projeto que é o meu canal de vídeos no YouTube “Intertexto: Português, Literatura e Redação” em que ofereço dicas sobre Linguagens aos vestibulandos e concurseiros de todo país. Entra lá, se inscreva, dê o seu apoio para o projeto crescer. Quero aprimorar também neste projeto e em breve quem sabe associar os dois, o canal e o blog, num Espaço Leitura! Obrigado e que venha 2016 com toda a força nas palavras!

Danilo Vizibeli