Este texto é parte integrante da série ETIQUETA SOCIAL e MUSEU VIRTUAL DA NOTÍCIA

Presentes… Como receber, como dar, como agradecer, como retribuir? Ninguém sabe ao certo como surgiu o hábito de presentear os outros. Dar um agrado é manifestar-se materialmente o apreço que se tem por determinada pessoa. Só que não pode ser o presente o maior objetivo, do que o sentimento que ele contém.

colourful-gifts-clip-art

Em 29 de agosto de 1998, registrei em minha hemeroteca ou clipping (arquivo de recortes de jornais e revistas) uma matéria da Folha da Manhã, diário de Passos, sobre a temática. A linha fina da notícia dizia “Como reagirá um amigo se ele receber um presente sofisticado e não puder retribuir?”

Deste texto citado surgiu a vontade de dizer algumas coisinhas. Nem todos os presentes que ganhamos gostamos. O legal da ação de presentear incide no fato da cortesia, da amizade e do apreço. Mas gostar ou não do presente fica a cargo de quem o recebe. A pessoa deve, entretanto, mostrar entusiasmo com o que recebeu e jamais demonstrar desinteresse e deixar transparecer o seu desgosto. Dito isso passemos a falar dos quatro tópicos colocados no começo do texto.

Matéria da Folha da Manhã, em 1998
Matéria da Folha da Manhã (Passos/MG), em 1998

Como receber?

Como dissemos, com entusiasmo, com alegria, com discrição e satisfação. Mas também, sem exageros. Não precisa dizer que “foi o melhor presente que já ganhei” porque o outro saberá que é falsidade.

Como dar?

Levar em conta o convívio pessoal e o conhecimento que se tem sobre os gostos daquele que será presenteado. Jamais posso dar uma peça íntima para alguém que não tenho intimidade profunda. E quando não se tem grande entrosamento com a pessoa a ser presenteada deve-se optar por presentes neutros: bombons, alguma peça de decoração etc…

Como agradecer?

Se o presente foi recebido in presentia, ou seja, se recebeu das mãos da pessoa, agradeça, diga que está satisfeito e coloque o presente num lugar importante. Geralmente as pessoas costumam colocar na cama, mas seria legal reservar uma mesa próxima ao local onde está recendo os convidados para colocar os presentes. Se o presente foi enviado, escreva um cartão à mão, nada de e-mail ou redes sociais e endereça à pessoa. Se for alguém de intimidade e geralmente do sexo feminino pode acompanhar um arranjo de flores, ou chocolates, ou se for do sexo masculino uma garrafa de vinho.

Como retribuir?

No tópico anterior já falamos um pouco sobre como retribuir. Com discrição e modéstia. Sempre levando em conta as caraterísticas pessoais, sociais e culturais daquele (a) a quem se vai agradecer.

Cumprir a etiqueta social não é esnobismo ou frescura é só um modo de levar a vida com mais equilíbrio e polidez. Se a etiqueta fosse ensinada nas escolas teríamos uma sociedade menos animalizada e brutalizada.

E você já ganhou um presente que não gostou? O que fez? Já deu alguma gafe? Ou então, quais atitudes que mostraram ser você uma pessoa polida? Quais os presentes interessantes que já ganhou e como retribuiu? Curta, comente, deixe seu recado.

Um abraço e até a próxima!

Anúncios