rainbow-question-mark

O que é um formador de opinião? Opinião se forma ou nasce pronta? Para os radicais ela nasce pronta: sou assim, bato o pé e não vou mudar. Ditadura. Pois eu digo que opinião se forma sim e se constrói. Ao longo de minha vida tive muitas opiniões mudadas. Também era contra cotas, também achava que deve se trabalhar desde cedo para se ter o que se quer, também achava que a única solução para o bandido é a cadeia. Mas convivendo e participando de movimentos sociais, percebi que muito além da minha opinião ser formada, ela pode ser formulada, transformada.

Sou um excluído social. Tenho casa boa, tenho uma condição boa, mas há características pessoais que me colocam à margem, porque faço parte de uma minoria.

Ser formador de opinião é alguém que convive com as diversas opiniões e pode travar debate com elas, tentando, pelo movimento democrático, fazer com que pessoas que possam compreender, possam abrir os olhos quando ainda há tempo.

speech-balloon-2

O verdadeiro conhecimento liberta. Pelo meu trabalho como professor no Educafro, pelo meu trabalho como auxiliar de biblioteca, como comunicador social, como pesquisador da área da linguística no Doutorado, sou sim um formador de opinião e não posso me calar diante de dizeres, postulados (e postados) que ferem a livre expressão e o pensamento crítico. Não posso deixar que pensamentos próprios, opiniões pessoais, descrenças, falta de fé, falta de comprometimento e engajamento (seja no trabalho voluntário, seja no movimento social, seja por trabalhos pastorais de alguma religião e etc. e etc.) se reverberem sem alguém para levantar a mão e dizer, “peraí, não é bem assim!” Sou um formador de opinião e por isso estou dizendo.

