uemg3

Foi realizada do dia 11 a 19 de setembro a 4ª Semana UEMG em todas as unidades da universidade. Em Passos, ocorreram cerca de 50 atividades no período de 16 a 18 de setembro. Diversas ações como palestras, mesas-redondas e oficinas discutiram a temática principal da Semana que foi “Diversidade e Afrodescendência: interações, mediações e (re)conhecimento”. Não estive presente, mas acompanhei via redes sociais e pelos amigos que participaram a repercussão das discussões.

uemg2

Entre as atividades, o cursinho em que dou aula, o Cursinho Pré-Vestibular Comunitário Núcleo Dércio Andrade – Educafro, apresentou sua história e debateu as questões referentes ao ingresso do negro na Universidade, com a participação dos fundadores Marli Aparecida Ferreira Soares e Flávio Passos. Flávio atualmente reside na Bahia, onde participa do movimento negro e de ações de promoção dos direitos humanos.

O professor José de Paula Silva fez diversas fotos que retratam a riqueza e a beleza de trazer para dentro de uma universidade tais questões.

Para a coordenadora de extensão da Unidade Passos, professora Camila Belfort Piantino, a 4ª edição da Semana UEMG veio cumprir o seu caráter extensionista ao mobilizar a comunidade acadêmica para ampliar e fortalecer sua produção acadêmica, cultural, tecnológica e artística na interlocução com outras universidades, com movimentos sociais, grupos da sociedade civil, instituições, professores e estudantes. “Este evento estabeleceu diálogos entre a Universidade e a Sociedade fomentando novas práticas e questões, mais colaborativas e mais inclusivas bem como a reflexão por parte dos acadêmicos e comunidade geral”, completou.

Confira algumas fotos do professor José de Paula, gentilmente cedidas para o Espaço da Gente.

uemg1    uemg4