Logo Campus Passos VerticalNão é novidade que alguns temas tornam-se constantes aqui no Espaço da Gente e entre eles está a educação. Muitas vezes já falamos desta questão e apresentamos sempre pensadores, teorias, estudos e possibilidades. Hoje, quero humildemente falar um pouco sobre a criação e expansão dos Institutos Federais no Brasil e, mais precisamente, falar um pouco do IFSULDEMINAS – Campus Passos, onde desde 1º de junho sou auxiliar de Biblioteca.

Participantes do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, foram criados em dezembro de 2008, a partir dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades. Eles estão presentes em todos os estados. Com a criação dos IF’s o Brasil vivencia um aumento na oferta de cursos técnicos e superiores. É uma verdadeira democratização do ensino.

Em Passos, o Instituto Federal do Sul de Minas, IFSULDEMINAS iniciou suas atividades em 2010, ainda como polo do Campus Muzambinho. Em 2011, começou o processo para se tornar Campus.

São oferecidos cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes e superiores. Entre eles estão os cursos técnicos integrados ao ensino médio em informática, produção de moda, comunicação visual e orientação comunitária (PROEJA). Os subsequentes em enfermagem e modelagem do vestuário, vestuário e comunicação visual. Os superiores Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Produção Publicitária, Tecnologia em Design de Moda e Bacharelado em Administração. E ainda a pós-graduação lato sensu em Enfermagem Oncológico. E ainda durante todo o ano são oferecidos diversos cursos de Formação Inicial e Continuada gratuitos e abertos à comunidade e ainda os cursos do PRONATEC.

O edital do vestibular para ingresso em 2016 estará disponível no site (http://www.ifsuldeminas.edu.br) nos próximos dias. As inscrições estão previstas para acontecerem de 05/10 a 09/11 e as provas serão no dia 06/12.