DSC00484

A Educafro Minas, rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários, promoveu no último final de semana, dias 21 e 22 de março, o XII Encontro de Núcleos da Rede Educafro Minas, com a acolhida e organização do Núcleo Dércio Andrade, de Passos.

Participaram do encontro educadores, voluntários, alunos e bolsistas de diversos núcleos das cidades de Belo Horizonte, Betim, Ipatinga e Poços de Caldas. O evento foi marcado por diversas atividades com o objetivo de trocar experiências e vivências do funcionamento e organização de cada núcleo e de discutir questões relacionadas à cultura e cidadania.

A Educafro oferece cursinhos pré-vestibulares para negros (as), indígenas e pessoas da camada popular. O objetivo é promover a inserção nas universidades públicas e particulares de todo o Brasil daquelas pessoas que não têm condição de fazer um cursinho comum, devido à baixa renda.

O encontro começou no sábado (21) com momentos de espiritualização e foi realizado no CAPP (Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos) com o apoio dos Irmãos de São Gabriel e o amparo do Irmão Anderson Barroso que é voluntário no Núcleo Dércio Andrade, em Passos. Logo em seguida houve uma dinâmica de apresentação dos desafios, pontos positivos e dificuldades de cada núcleo. Na parte da tarde do sábado, o Professor Mestre Luis Novais do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas) proferiu a palestra “A escrita na fronteira da pele: provocações para uma conversa”, trabalhando a questão da negritude, da identidade, da memória e da escrita. Logo em seguida a Professora Doutora Volneida Costa, da UEMG, unidade de Passos e PUC Minas (Poços de Caldas), trabalhou questões ligadas ao Direito Constitucional, conversando com os presentes sobre “A organização política e administrativa do Estado”. Durante a noite o momento cultural, com roda de capoeira e apresentações artísticas e musicais animou os participantes.

DSC00059

No domingo, um passeio no Rio Grande, na ponte da integração que liga Passos a São João Batista do Glória destacou questões relacionadas à espiritualidade e à ecologia, ressaltando a importância da conscientização com referências à falta de água e problemas ambientais vividos no momento.

“Muito entrosamento e compartilhamento de experiências, um clima agradável e de certeza de aproveitamento para que possamos fortalecer o nosso movimento em busca de uma educação justa, ampla e democrática”, avaliou o coordenador da Educafro Minas, Frei Valter Pinto Vieira Júnior.

“Receber pessoas dos mais diversos núcleos e propiciar debates tão instigantes foi para nós um momento de alegria e reflexão consolidando nossa prática do voluntariado e buscando colocar em prática aquilo que o educador Paulo Freire enfatizou, que é a educação dialógica, aberta, não depositária e que respeite as diferenças e parta da realidade do educando. Estamos muito felizes com os resultados e já estamos movendo nossas energias para que aconteçam mais encontros e eventos como este”, destacou a coordenadora geral do Núcleo Dércio Andrade Passos, Marli Aparecida Ferreira Soares.

DSC00198

Prof. Me. Luís Novais
Prof. Me. Luís Novais
Profa. Dra. Volneida Costa
Profa. Dra. Volneida Costa
Anúncios