Quando está em Passos, Samuel de Toledo Freitas e Alves Grilo é baterista na banda “Young Guns Bon Jovi Tribute”. Músico de talento nato. Mas quando pega o avião seu destino é outro. Depois de chegar à rota final, passa muitos dias em alto mar, em uma Plataforma de Petróleo da Petrobrás.

Aos 25 anos, a carreira do jovem passense é de dar inveja em muitos rapazes da sua idade. Porém, para que inveja? A receita e a dica de Samuel é fácil de seguir para se conquistar postos parecidos: dedicação e estudo! Ele é técnico em manutenção elétrica pleno, formado em técnico em Eletrotécnica pela Escola Estadual de Furnas (MG). Atualmente, trabalha na Plataforma de Produção de Petróleo P-53, na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro.

“Comecei na Petrobras através de Concurso Público, realizado no ano de 2007, na cidade de Montes Claros, MG. Porém fui chamado para trabalhar diretamente no Polo Macaé, referente às plataformas da Bacia de Campos. Desde então estou na mesma plataforma, P-53, localizada no Campo de Exploração de Petróleo, Marlim Leste, a 130 Km da costa”, explica.

Uma reportagem publicada recentemente pelo Espaço da Gente mostrou como deve ser a preparação para um concurso público e as histórias de sucesso de quem conseguiu chegar lá, conquistar um cargo interessante e salários razoáveis e a tão sonhada e mítica estabilidade. Para Samuel, a opinião também é a mesma, de que o concurso exige uma preparação intensa. “Em 2007, eu havia recém me formado em Eletrotécnica e desde então fui me preparando. Fiz aulas de Matemática e aulas de Química com professores particulares. O conteúdo específico de Eletrotécnica estudei em casa, por conta própria. Dediquei de corpo e alma, e é isso o que mais recomendo a todos que estão almejando um concurso e que querem realmente entrar em uma grande empresa, seja Petrobras, Cemig, ou outras. Vale muito à pena”, comenta.

Na Petrobrás, o trabalho de Samuel é diretamente ligado à sua formação. Desenvolve a manutenção elétrica da plataforma. Todos equipamentos que dependem de eletricidade estão sob a responsabilidade da equipe da qual faz parte. “Realizamos o plano de preventivas, que são manutenções com objetivo de prevenir defeitos futuros. Temos uma carteira de Ordens de Manutenção para cumprirmos. Diariamente saem os “servições” que deverão ser executados, seguindo todos os procedimentos de emissão de PT (Permissão para Trabalho) e Análises de Risco. Trabalhamos muito com motores elétricos de baixa e alta tensão, Eletrônica de Potência (Inversores de Frequência e Sistemas NO-BREAK), Painéis Elétricos dos mais variados tipos, Iluminação, enfim, toda a parte elétrica da Plataforma”, descreve o jovem.

Futuro

E os planos para o futuro quais são? Ele conta que pretende continuar seguindo o Plano de Carreira. “Atualmente sou Técnico Pleno e pretendo continuar evoluindo na carreira e um dia chegar a Sênior. Planos futuros são de continuar executando meu trabalho e nas folgas trabalhar na área de Software, que é hoje minha área de Graduação e um dia quem sabe trabalhar nessa área também dentro da Petrobrás”.

samuel toledo grilo

Nas palavras do eletrotécnico trabalhar na Petrobrás é motivo de orgulho e felicidade. Era um sonho desde adolescente. Apesar de todas as dificuldades que a empresa vem passando no momento, Samuel não tem nada a reclamar e diz que é uma empresa que investe em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento para o empregado.

E com relação à crise e escândalos recentemente tratados na mídia, perguntamos ao funcionário e ele diz que em seu meio, que é a área operacional, sabe-se apenas aquilo que está na mídia mesmo. “Não nos afeta diretamente. Algumas mudanças e políticas de eficiência operacional foram realizadas e basicamente foram apenas esses os reflexos disso tudo”, disse.

E como todo jovem e a maioria dos trabalhadores pensam é nas questões salariais, Samuel é enfático: “Não tenho do que reclamar. Temos bons benefícios, como os adicionais de embarque, que são periculosidade, trabalho noturno e confinamento. Isso ajuda e muito a melhorar o salário base. Além disso, temos Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), Benefício Farmácia e dentre outros mais”.

E faz um lembrete para quem quer tentar uma carreira parecida não desistir jamais, estudar bastante e ficar atentos aos editais. Diretamente saem concursos para a Petrobrás e o interessado pode acompanhar por sites específicos como o site da Cesgranrio, que geralmente é uma das bancas realizadores do concurso da empresa.

Anúncios