Rodrigo Castanho

Especial para o Espaço da Gente

O que mais se ouve e se vê nos noticiários é a falta d’água no sudeste. O reservatório da Cantareira no Estado de São Paulo que abastece milhões de pessoas está funcionando no seu limite, cerca de 3%. A estiagem também tomou conta da nossa região. No Rio Grande, que fica entre a cidade de Passos e São João Batista do Glória, também já é visível a escassez de água fazendo com que o nível da represa de Furnas registrasse em setembro desse ano, o pior índice desde 2001, chegando ao volume útil de 12,35%.

Preocupados com a falta d’água que assola nossa região, moradores do bairro Penha em Passos resolveram se unir para buscar por meio da fé uma solução para o problema. No dia 23 de outubro cerca de 60 pessoas que participam do Terço dos Homens da Paróquia São Luiz Maria de Montfort, seguiram munidos por cartazes, terços e a fé para uma caminhada de oração, que começou na Igreja São Luiz Maria Montfort na Cohab II e foi até o cruzeiro que fica no bairro Planalto. Após chegarem ao local sagrado, os devotos de Maria rezaram um terço, alguns ajoelharam no chão, clamaram e pediram aos céus e a Deus que mandasse mais chuva para nossa região e todo Brasil. De forma simbólica alguns ali presentes jogaram água no pé do cruzeiro e em forma de oração pediram a Deus mais chuvas e pelo fim da falta d’água. O principal intuito da caminhada de fé foi agradecer pelas chuvas que aconteceu dias atrás na cidade de Passos, após um longo período de estiagem.

Segundo o coordenador do Terço dos Homens da paróquia São Luiz Maria de Montfort, Rui Batista de Oliveira, “O objetivo dessa caminhada penitencial é conscientizar a população sobre o desperdício da água e também pedir a Deus que mande chuva pra nós, para preservarmos a natureza e as nossas nascentes. E também pedir que Deus tenha misericórdia dos seus filhos, pois sabemos que a água é um bem que Deus nos deu, que infelizmente não está sendo preservada pelo homem” explica o coordenador do Terço.

Para o comerciante Sami Alexandre do Carmo “apesar de ser evangélico acho esse tipo de iniciativa muito importante, todos devemos orar, para que assim, Deus atenda nossos pedidos. Fizemos também na igreja que eu frequento uma semana inteira só de orações pedindo a Deus que chovesse”, conclui.

Um pequeno grupo de moradores, a maioria mulheres, também do bairro da Penha estão indo todos os dias ao pé do cruzeiro rezar e pedir a Deus que mande mais chuva, todas as tardes algumas donas de casa e alguns aposentados vão ao local para pedir aos céus mais chuvas e o fim da escassez.

A dona de casa Maria Aparecida Bernardes diz “os moradores estão de parabéns, fazendo a parte deles rezando e pedindo a Deus por mais chuvas. Tomara que Deus os ouça e atendam as suas preces, pois não podemos mais ficar sem água” disse Maria.

“Devemos rezar e pedir a Deus que entre nos corações de cada homem, para que não desperdice a água, porque todos nós sabemos que o planeta sem água não há vida, todos tem que ter a consciência de que a água tem que ser preservada e economizada, e que se Deus deixou-a pra nós, é porque é de muita importância”, conclui Rui Barbosa.

04

Fé que dá resultado

Há uma semana, no dia 15 de outubro, devotos do Terço dos Homens da Paróquia São Luiz Maria de Monfort também fizeram uma caminhada penitencial. A cidade de Passos passava por uma escassez de água, cerca de 10 bairros da cidade ficaram muitos dias sem abastecimento e preocupados com a situação, os devotos resolveram se unir e organizar a caminhada. Segundo o coordenador Rui Batista, “a fé dos 300 homens que caminharam e rezaram naquele dia (15) e jogaram água no pé do cruzeiro fizeram com que chovesse já no outro dia e depois mais 2 dias em Passos” explica o coordenador.

05

Missa de comemoração

Na quarta-feira, 29 de outubro, na Igreja de São Luiz Maria de Montfort na Cohab II, será realizada uma missa em comemoração ao 3º ano do Terço dos Homens desta comunidade. Às 19h haverá uma missa sertaneja, e às 20h o tradicional Terço, durante as orações será realizada uma encenação da anunciação do anjo Gabriel a Virgem Maria.

O Terço dos homens reúne toda quarta-feira às 20h, cerca de 300 homens. Toda a comunidade é convidada a participar. Segundo o coordenador Rui Batista de Oliveira “durante esse período de 3 anos do Terço dos Homens muitas graças foram alcançadas de pessoas até que nunca frequentaram a Igreja de São Luiz Maria de Monfort, e também com nossas orações temos certeza que restauramos muitos homens para igreja”, disse Rui.

06

07

Anúncios