Setembro e Outubro serão meses de maior circulação de pessoas nos bares, restaurantes e lanchonetes de Passos. Movimentando a economia e o turismo na cidade, mais uma edição do Festival Cultural Gastronômico Sabor de Passos FESP, começou nesta segunda-feira, dia 1º, com realização da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) e Jornal Folha da Manhã.

Considerado um dos maiores eventos gastronômicos do sul de Minas Gerais, o Sabor de Passos, desde 2008 contabiliza um histórico de aproximadamente 80 mil votos populares, mais de 100 diferentes petiscos, mais de 15 mil porções comercializadas e participação de dezenas de bares, restaurantes e lanchonetes. O objetivo é promover uma melhor qualidade dos serviços prestados nos estabelecimentos da cidade, bem como a geração de emprego e renda.

Nos próximos 61 dias, 23 estabelecimentos servem seus pratos para avaliação dos jurados. Os petiscos têm o preço fixo de R$45,00 e devem servir 4 pessoas. Os dias e horários em que estão disponíveis são definidos pelo estabelecimento e divulgados no site da FESP, na página oficial da FESP no facebook e na fanpage do próprio festival, também no facebook.

Um dos diferenciais do 7º Sabor de Passos é o foco na criatividade do prato, que, neste ano, tem o valor da nota dobrado, tanto nas cédulas do público, quanto na cédula dos jurados. Outra novidade é que o voto para Melhor Atendente será dado na cédula de votação. O público que aprecia os petiscos concorrentes pode votar através de cédulas entregues nos próprios estabelecimentos concorrentes, onde ficam as urnas de depósito dos votos. Na cédula, o público avalia os quesitos Sabor, Beleza, Criatividade, Higiene e Organização, Banheiro e Atendimento.

Além do júri popular, há um corpo de jurados – selecionado pela comissão organizadora – que frequenta incógnito o estabelecimento e tem cédulas e quesitos mais detalhados. O corpo de jurados avalia, além do prato, a postura e atitudes do competidor.

A apuração dos votos será feita pelo Instituto de Pesquisas de Opinião da FESP (IPFESP) nas semanas seguintes ao término da votação. Os resultados só serão divulgados no evento de encerramento e premiação do festival, em novembro.

Segundo a coordenadora do evento, a professora da FESP Heliza Faria, o cardápio está surpreendente. “O foco em criatividade trouxe mais competitividade ao concurso. Foram criados pratos bonitos, detalhados e alguns muito inovadores, combinando nossa culinária tradicional com a gastronomia de diversas regiões do mundo: além da grande inspiração na comida mineira e brasileira, também com muitos elementos característicos das culinárias americana, francesa, tailandesa, indiana, havaiana, árabe, entre outras. Sem dúvida, é um amadurecimento dos competidores. O público tem que prestar atenção no quesito criatividade na hora de votar porque essa nota vale em dobro. Isso faz com que a disputa pelos prêmios seja ainda mais acirrada”.

A organização e logística do evento fica a cargo da FESP, ACIP e FOLHA e a divulgação é feita em parceria com 7 empresas ligadas à comunicação.

Premiação

Receberão troféus especiais os estabelecimentos com melhor pontuação nas seguintes categorias: Tira-gosto, Melhor Bar/Restaurante, Prêmio Especial do Júri, Melhor Atendimento, Melhor Banheiro, Prato Mais Criativo, Melhor Prato Mineiro, Melhor Atendente e Melhor Cozinheiro/Cozinheira – automático para o vencedor do Melhor Tira-gosto de 2013. Além desses, os prêmios técnicos de Melhor Acessibilidade e Melhores Práticas Nutricionais, são auferidos pelo corpo docente e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Nutrição da FESP. Caso haja empate entre dois ou mais estabelecimentos, eles receberão conjuntamente a premiação prevista.

sabordepassos

Confira abaixo a lista dos participantes do 7º Festival Sabor de Passos:

À Moda Antiga – Prato: Kibão que é Peixe!

Buteko do Edinho – Prato: Trem Bão do Buteko

Intervalo – Prato: Cadê o Hexa?

Avalanches – Prato: Chapei no AVA

Esquinão da Onze – Prato: Entre Tapas e Peixes

D’Luigi – Prato: Tá Enrolado!

Roça do Chiquinho – Prato: Caipirão da Roça

Globo Choperia – Prato: A Copa foi pro Brejo

Passatempo Happy Hour – Prato: Fish, Maria!

Spaghetti & Grill – Prato: Simples Assim:

Tô no Trabalho – Prato: Hora Extra

Capella Deck e Venda – Prato: Tilápia da Gerais

Peixe e Cia – Prato: Manda Ver!

Brasão Gastronomia – Prato: Trem Diferente

Restaurante e Pastelaria Estação – Prato: 5 Estações

Petisco e Cia – Prato: Tá no Jeito!

Tarcísio Lanches – Prato: Rolezinho do Tarcísio

Pilão – Prato: Petiscos do Rio Grande

Primus – Prato: Primavera da Primus

Prosa Mineira – Prato: Prosa Cabloca

Canoa Quebrada – Prato: Tilápia à Timoneiro

Puro Sabor – Prato: Tutupikanha

Sushi Lounge & Grill – Prato: Brasileiríssimo

 

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG