Cartaz de divulgação da peça
Cartaz de divulgação da peça

Passos recebeu no último final de semana, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o espetáculo “O incansável Dom Quixote” que é um monólogo do ator Maksin Oliveira, sob a direção de Reynaldo Dutra, do Grupo Magnífica Trupe de Variedades, do Rio de Janeiro.

A cidade teve a honra de ter no palco do Teatro Rotary essa peça que está percorrendo diversas cidades do Brasil e seguindo para Buenos Aires, ganhando o mundo. O espetáculo marcou a abertura de uma nova fase da cultura em Passos já que reinaugurou o Teatro Rotary que está passando por uma série de reformas sob a direção da ADESC Regional – Associação de Desenvolvimento Cultural que tem à frente o teatrólogo Maurílio Romão. Foi inaugurado no espaço o Café Teatro Chaleira que será um ponto de encontro para se discutir cultura e apreciar as delícias da gastronomia mineira já que ficará aberto diariamente.

Em “O incansável Dom Quixote”, Maksin Oliveira interpretando diversos personagens do romance de Miguel de Cervantes apresenta ao público essa obra que é um clássico da literatura mundial. Ele aguça o espectador a ler a obra e marca de maneira irreverente e com muito humor a trajetória de Quixote, Sancho Pança, Dulcineia, o Cavalo Rocinante e tantos outros… Ao final fica a mensagem de que a suposta loucura e imaginação de Quixote é na verdade a busca por um mundo melhor. O público ri do começo ao fim e ao término da apresentação do domingo Maksin fez um apelo para que a arte em Passos continue ganhando impulso. “O teatro reabre suas portas, mas muito ainda tem que ser feito e somente com a presença do público nos espetáculos é que é possível movimentar a arte e a cultura. Sejam divulgadores da cultura”, disse o ator que mantém uma jeito diferente de fazer teatro conversando com o público antes e depois do espetáculo.

O uso de uma linguagem ao mesmo tempo clássica e ao mesmo tempo moderna, com gírias e uso da cultura brasileira, aproxima o clássico do público e ganha a empatia traduzindo em uma mensagem interessante, recheada de literariedade. É a literatura nos palcos consolidando a arte.

Iniciativas como essa da ADESC Regional e Trupe Ventania – que no final do ano passado marcou as festas natalinas com o Auto da Folia – Jesus, José e Maria – merecem destaque na mídia regional e o apoio dos formadores de opinião, já que é preciso expandir cada vez mais aos quatro cantos da cidade para que assim como Dom Quixote busquemos um mundo melhor por aqui também. E essa construção passa necessariamente pela cultura. O blog parabeniza os organizadores. Para quem quiser conhecer mais sobre “O incansável Dom Quixote” é só acessar a página no Facebook: https://www.facebook.com/quixotescos

Anúncios