Uma grande explosão gerou o universo e no processo criativo um insight ou uma ideia que vem à mente também pode ser comparada a uma grande explosão, já que o processo criativo é marcado por singularidades e identidades. Foi com esse pensamento que o estilista recém formado em Moda e Design pela FESP/UEMG, Thiago Daniel, desenvolveu sua coleção que integra sua monografia para a obtenção do título de bacharel, defendida em dezembro de 2013.

Com o título “Teoria oculta do universo: Big Bang no design, a criação em comum”, Thiago desenvolveu uma coleção moderna com estilos interessantes e com todos os detalhes minimamente pensados desde a parte técnica na composição das peças até a produção de fotografia e divulgação da coleção. “Escolhi esse tema por me identificar com essa parte da ciência, ou seja, a Astronomia e a Cosmologia”, conta o estilista. A monografia recebeu a nota máxima 10,0 pela banca composta pelas orientadoras professoras mestras Bruna Bordini e Isabel Silveira, e pelos examinadores professor doutor João Vicente Zampieron e professora especialista Ana Beatriz Rodrigues.

De talento inato e com apreço pelas artes ele tem a trajetória marcada pela criação e por um trabalho repleto de experiências que vêm sendo executadas até mesmo antes de optar pelo curso superior em Moda e Design. Para o estilista, todo esse interesse pela Moda vem do gosto por desenvolver e idealizar a própria roupa, além de vir de uma família em que os pais estão no ramo do design projetual sendo: marcenaria e costura.

A comparação da Moda com a criação do universo oferece possibilidades de desenvolvimento de várias peças e estimula o processo criativo. “Percebi ao longo do estudo que ambas (tanto a Moda como a Cosmologia) possuem um processo evolutivo em ciclos, temporal e que a efemeridade não se restringe só à moda como também mescla-se no surgimento e morte das estrelas (nebulosas, nascimento de estrelas e supernovas, restos sendo poeira cósmica de que um tempo foi uma estrela e que estes mesmos diminutos servirão como berçários para o nascimento de outras estrelas). Ou seja, morte e vida se complementam num ciclo diário tanto no universo cosmológico quanto no universo da moda”, comenta. Como interdisciplinaridade foi realizado em abril de 2013 uma visita técnica ao Observatório Astronômico de Franca-SP, onde o estilista foi recebido pelo residente físico téorico e foi possível fazer observações de planetas, estrelas, conhecimento técnico no telescópio, que é um equipamento preciso e moderno.

O mercado de trabalho da Moda e Design é amplo e exige do profissional bastante conhecimento nos vários setores que compõem a indústria do vestuário e vem ganhando cada vez mais espaço oferecendo a profissionalização.

Thiago está agora envolvido em diversos projetos e tem planos de atuar ainda no ensino da Moda e Design, buscando a docência e dar continuidade em seus estudos em nível de pós-graduação, especializações e mestrado e doutorado. Ele divulgou um vídeo no YouTube onde é possível conferir as peças e a temática da coleção. O endereço para conferir é: https://www.youtube.com/watch?v=vB4XsqJas2s

 

Thiago Daniel ao centro com sua banca examinadora da defesa da monografia: Prof. Dr. João Vicente Zampieron, Profa. Ma. Isabel Silveira, Profa. Esp. Ana Beatriz Rodrigues e Profa. Ma. Bruna Bordini
Thiago Daniel ao centro com sua banca examinadora da defesa da monografia: Prof. Dr. João Vicente Zampieron, Profa. Ma. Isabel Silveira, Profa. Esp. Ana Beatriz Rodrigues e Profa. Ma. Bruna Bordini

 

Grande público prestigiou a apresentação de Thiago Daniel na defesa de sua monografia
Grande público prestigiou a apresentação de Thiago Daniel na defesa de sua monografia