sociedade conflitosOK

Como a convivência em sociedade é difícil e como é preciso ter sabedoria e muita paciência para conviver com os conflitos que dela surgem. Tenho procurado exercitar uma tática de desviar de direção aquilo que me chateia e percebido que não é possível agradar a todos, e que em muitas situações as pessoas tecem comentários desnecessários, mas que acabam por colocar grilos e preocupações em nossas cabeças.

Há pessoas que se julgam capazes de oferecer dicas e conselhos para tudo. Já fui assim também. É preciso perceber que quem sabe de saúde é médico e assim por diante. Se eu for preocupar com tudo o que me falam, eu fico louco.

Ontem, uma pessoa veio me dizer que tinha acabado de falar em mim quando eu cheguei. Eu disse: é mesmo, que bom, e o que falou? O meu ego já projetava que fosse algo bom, que seria um elogio. Claro! Ninguém quer ouvir críticas ou sugestões desagradáveis. Então a pessoa falou que eu tinha feito uma palestra em um círculo de debates de perna cruzada e que isso não se deve fazer. Tem toda razão! Aliás, vou prestar mais atenção quando for falar em público, apesar que o público dessa palestra (foi assim que a pessoa usou o termo, mas não era uma palestra, era uma roda de debates, autoajuda, terapia de grupo) era bem pequena: apenas quatro pessoas! Só que há comentários desnecessários por parte dessas pessoas que se julgam saber de tudo! Ou seria uma incapacidade de lidar com as críticas? Pode ser também. E por isso faço esse desabafo. Mas sou da opinião, que as críticas negativas são feitas na intimidade, resguardadas e não a quatro cantos.

As pessoas tem se preocupado demais com os outros e esquecido da essência. Esquecido de que nem sempre o outro está pronto para ouvir o que se tem a dizer.

Dessa maneira, tenho procurado me calar mais, falante que sou, e procurado refletir o que posso fazer para mudar a mim mesmo, e o que posso analisar desses comportamentos que me chamam a atenção e que posso modificá-los em mim mesmo.

Danilo Vizibeli

Jornalista, professor e mestre em Linguística

