Turma reunida após o Café com Letras
Turma reunida após o Café com Letras

Debater os grandes clássicos da Literatura é o objetivo do Projeto Café com Letras, coordenado pelo professor de Redação Danilo Vizibeli no Núcleo Dércio Andrade/Educafro (NDA) em Passos. No dia 9 de maio, os alunos tiveram contato com a obra “O cortiço”, de Aluísio Azevedo na sexta edição do Projeto.

O evento contou com a participação da professora de Literatura Patrícia das Graças Sobrinho. A obra “O cortiço” foi escolhida, pois é uma das que é solicitada no vestibular da Fuvest. Os alunos debateram o enredo do livro, contextualizaram-no historicamente e ainda fizeram associações com a realidade cultural da cidade de Passos e do Brasil.

Em sua sexta edição o projeto já discutiu as obras: Dom Casmurro (Machado de Assis), Capitães da Areia (Jorge Amado), A hora da estrela (Clarice Lispector) e Vidas Secas (Graciliano Ramos), nos anos anteriores. “Os educandos do NDA se sentiram motivados, a maioria fez a leitura da obra e participaram do debate mergulhando na Literatura e na Cultura brasileiras”, disse o professor Danilo.

Para o aluno Jonathas Pereira de Oliveira o debate foi um chamariz para que ele possa fazer a leitura da obra. “Sempre tive dificuldades com a leitura dos clássicos, mas pelo que foi demonstrando no Café com Letras, parece ser um livro engraçado e divertido e eu gosto de livros assim. Com certeza quero lê-lo”, disse o estudante, que já pegou o livro na biblioteca do Cursinho.

O Café com Letras tem tido uma repercussão tão boa entre todos os voluntários da Educafro que o professor Anderson Barroso, que já atuou no NDA e agora atua no Núcleo de Nova Contagem, propôs uma versão internúcleos do evento. Os organizadores estão em contato e em breve colocarão a ideia em prática.

Outra obra que também passará pelo debate é o livro “Cem anos de solidão”, do recém falecido Gabriel García Márquez. O próximo Café com Letras no NDA está previsto para Setembro.

 

Prof. Danilo Vizibeli durante sua fala
Prof. Danilo Vizibeli durante sua fala

 

Alunos durante o evento
Alunos durante o evento
Anúncios