Na última sexta-feira, 18 de abril, o ator Tony Ramos foi um dos entrevistados do Programa do Jô. Fiquei muito satisfeito com a perspicácia desse ator ao se referir à grandeza da Língua Portuguesa e disse: “A nossa Língua é tão bonita, ela tem uma origem tão interessante e hoje ao invés de dizer “autorretrato” eu digo “selfie”.

Nesse ponto Tony coloca a substituição de termos do Português pelos estrangeirismos da língua inglesa, que marca não só a dominação econômica e política do Império Norte-Americano em nosso país, mas sobretudo dominação cultural.

Lutemos e nos esforcemos pela nossa cultura, pela nossa identidade nacional. É claro que muita gente vai dizer que o Português não é 100 por cento brasileiro, pois se assim fosse, teríamos que ter como língua nacional o tupi-guarani. Mas, a língua que nos foi imposta, já foi transformada por nós mesmos, e com transformações que não passaram por estrangeirismos mas que vieram da identidade nacional: mandioca, jiló, vatapá, são termos que não são oriundos do idioma Português só para dar exemplo.

tony-ramos

Anúncios