Allan Kardec
Allan Kardec

Estudar! Quantas oportunidades são perdidas na vida porque estamos despreparados, ou melhor, não capacitados para determinada função. O estudo é a base de tudo e em tudo que se queira aprofundar, melhorar, investigar, crescer é preciso estudar. É a base do conhecer.

Assim, venho falar da importância em estudar o Espiritismo e não apenas acreditar no que o amigo diz, no que o líder da Casa Espírita apregoa, mas sobretudo o importante é travar um estudo denso e profundo de si-consigo e com os livros e fontes bibliográficos que tratam da Doutrina.

Outro dia em meio a um grupo de e-mails recebi um vídeo (que coloco o link abaixo) e a indicação de um site sobre o estudo do espiritismo e a sequência exata dos Livros: Livros dos Espíritos, Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese. O palestrante do vídeo – Cosme Massi – mostra com muita propriedade todos os critérios usados por Allan Kardec para acabar com qualquer contrariedade que pudesse existir nesta Ciência e Filosofia. Por ser Ciência, o Espiritismo é embasado, é testado, comparado e quando preciso, faz-se necessário rever conceitos. Não que a teoria esteja errada, mas a Ciência age dessa forma buscando a cada dia o seu aperfeiçoamento. E assim o é com a Doutrina Espírita que a cada dia rebrilha melhor com o avanço da humanidade terrestre.

Cosme Massi mostra que a obra máster do Espiritismo é O Livro dos Espíritos. Nele estão sintetizados todos os ensinamentos passados pelos espíritos da codificação divididos em 4 partes as quais vão ser motivo de inspiração para as demais obras. Na primeira parte temos “As Causas Primeiras” que daria origem mais tarde ao livro “A Gênse”; na segunda parte “Mundo Espírita ou dos Espíritos”, que culminaria no “Livro dos Médiuns”. O livro terceiro ou terceira parte trata das “Leis Morais”, aprofundadas em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, e por último “Esperanças e Consolações” assunto tão bem tratado em “O Céu e o Inferno”.

Em vários momentos Kardec veio pedir a importância da dedicação e da observação criteriosa para que não sejamos joguetes nas mãos dos espíritos.

Outra obra importante que me chega ao conhecimento recentemente é a Biografia de Allan Kardec lançada pelo jornalista Marcel Souto Maior. Se Marcel se desenvolver tão bem como desenvolveu a biografia de Chico Xavier – As vidas de Chico Xavier – essa obra será de grande valia para os interessados em conhecer o Pai do Espiritismo.

Assim compartilho esses materiais de estudo.

Danilo Vizibeli

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DM8D3h3y_cU&sns=fb

Site: http://www.ipeak.com.br

Obra: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5431552

Anúncios