O editorial é um gênero jornalístico compreendido por apresentar a opinião do veículo que o trasmite. Assim, editoriais em jornais são colunas opinativas onde o veículo manifesta sua opinião acerca de um assunto ou coloca a apresentação da edição que se tem em mãos. Na moda, os editoriais seguem semelhante estrutura sendo, porém, composto por um conjunto de looks que marcam uma produção de moda.

Tenho recebido ultimamente da minha amiga e empresária da Moda Masculina, Rônia Lemos, catálogos de grifes renomadas com seus editoriais temporais do ano de 2012. Acredito que além de ter o interesse comercial, já que Rônia comercializa as peças que vêm nestes catálogos, ela se sente na condição de me passar tais catálogos visto o interesse que eu tenho em manifestar minha opinião, por meio da escrita, em tudo que vejo, sinto, faço, ouço, leio… já que, como jornalista, também sou um formador de opinião.

Tenho em mãos 4 catálogos: dois da Aramis, um da Dudalina e uma da Beagle. São os da Aramis que me chamam mais a atenção. Um deles é um exemplar de bolso onde já se anuncia a tendência e a releitura do Verão 2013 pelo couro ou pele da zebra. No próximo o editorial é nomeado Verão África 2013. Parabenizo os editores e coloco aqui algumas fotos. Belezas animais da África, como o elefante e a girafa mostram a savana, linda e exuberante. Os dizeres “algo de especial acontece no coração da savana” acopla uma formação discursiva da selva, da masculinidade, da moda em contato com o real do ser humano. Assim, até mesmo em um catálogo é possível termos discursos – efeitos de sentidos entre interlocutores.

ModaAramis (1)

O mais bonito ainda vem nas páfinas do meio com um menino negro no colo do modelo, depois o menino sozinho estampando um belo sorriso de seus dentes brancos. Marcam o genuníno, o negro, o nativo da África e coloca-se o sentido da roupa de boa qualidade. Como é interessante verificar esses dispositivos da Moda, um assunto que não vou me arriscar muito para não cair em contradição.

O catálogo da Dudalina traz sua especialidade: as camisas. Tive oportunidade de adquirir um exemplar, uma seda egípcia maravilhosa e refrescante. Já o da Beagle traz suas roupas casuais de Verão em uma bela releitura do arquipélgado de Fernando de Noronhda. Curtam e apreciem, a moda é uma forma de colocar a criatividade e a produção em prática, saliente o lado bonito, luxuoso, porém que pode ser compartilhado, entre todos os humanos.

Danilo Vizibeli

Jornalista, Mestrando em Linguística

ModaAramis (2)   ModaAramis (3)