Para quem não sabe o que é a UNABEM eu explico: Universidade Aberta da Maturidade, projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) desenvolvido desde 2006. Dentro do projeto pessoas a partir de 60 anos participam de aulas envolvendo temáticas diversas como o resgate da memória pessoal, aspectos bio-psico-sociais do envelhecimento, desenvolvem atividades físicas, arte, coral e outros.

No final do ano passado (2011) ao fazer reportagens institucionais sobre a UNABEM, dentro do Departamento de Comunicação e Marketing da FESP, onde trabalho, mais precisamente a reportagem sobre o prêmio conquistado através da marca de cosméticos Natura, me veio à mente desenvolver alguma atividade com o grupo aproveitando minha prática jornalística e aproveitando também o projeto já em andamento de Jornalismo na Escola. Neste projeto seria o contrário, não estaríamos atuando na escola, com alunos, crianças e adolescentes, mas sim com pessoas da terceira idade com muita experiência de vida.

Eu que participei do lançamento da UNABEM no final de 2005, no Espaço Tropeiro, fazendo a cobertura jornalística, propus então à Leila e à Silvia (coordenadora da UNABEM) que fizéssemos um projeto trabalhando a comunicação de forma ampla, extrapolando os limites impostos pelo mercado dos meios de comunicação de massa, no qual somos sempre receptores e quando muito enviamos um e-mail, uma carta, etc… para uma participação em algum veículo de comunicação. Assim meu projeto era que essas pessoas pudessem sair da condição simplesmente de receptores e transformassem em emissores, produtores, autônomos dos seus processos comunicacionais, da sua vida, melhorando o diálogo, e pondo em pauta assuntos de seus interesses e divulgando esses assuntos para a comunidade passense e regional e quiçá de todo o Brasil e do mundo, já que isso é possível na era da Internet.

Silvia e Leila gostaram da ideia e me fizeram o convite para assumir a disciplina “Experiências em Comunicação” para a turma A, a que está desde o início da UNABEM. Aceitei de imediato. E fiz o projeto. O nome da disciplina não fui eu que criara, mas eu gostei e como ele reflete bem a proposta, mantive-o.

E assim, fiz o projeto da disciplina que é descrito da seguinte forma:

“Comunicar é uma necessidade básica de todo ser humano. É através da comunicação que estreitamos nossos laços sociais, fazemos amizades e parcerias e interagimos com o mundo à nossa volta. Na atualidade, os meios de comunicação social trabalham a comunicação de forma múltipla. São vários os formatos de produtos de comunicação que chegam até nossas casas. Diante disso, ficamos um pouco perdidos e às vezes confusos quanto ao nosso processo de comunicação, que é individual, mas ao mesmo tempo tem que se adaptar à vida em sociedade. Essa disciplina/projeto pretende refletir com as pessoas da terceira idade as diversas experiências de comunicação realizadas ao longo da vida e ainda as novas experiências pelas quais vêm passando na atualidade. Pretende-se promover um debate sobre os meios de comunicação com os quais os alunos têm contato e vivenciar experiências invertendo a relação emissor-receptor. Os alunos, que são receptores dos meios de comunicação, serão convidados, se não a serem totalmente emissores, pelo menos a analisarem essa posição e poder construir um pensamento mais crítico transformando os seus processos de comunicação”.

E desde o primeiro dia na UNABEM tenho experimentado uma alegria, uma receptividade por parte de minhas alunas e aluno (sr. Sebastião Wenceslau Borges, o único AlunO) da sala. A palavra é essa mesmo “experiências”. Eu e toda turma estamos experimentando a comunicação de uma forma diferente, produzindo trabalhos, textos, atividades que resultarão em projetos maiores, como um jornal impresso da UNABEM e um blog. Para isso quero pedir apoio de todos que puderem nos ajudar. O blog é fácil de ser criado, mas para o jornal impresso precisamos de patrocínios para imprimi-lo e de uma pessoa para diagramar e fazer o projeto gráfico. Procurarei esses recursos dentro da própria FESP e sei que com essa turma excelente que estou tendo o prazer de ser chamado de professor, iremos sacudir a UNABEM e mostrar por meio de práticas de experiências em comunicação que “viver é não ter a vergonha de ser feliz”.

Um abraço a todos da UNABEM!

Danilo Vizibeli

FOTO: CARNAVAL 2012 DA UNABEM NO CENTRO INTEGRADO DE RECREAÇÃO E ESPORTES (CIRE-FESP) – DANILO VIZIBELI – ARQUIVO DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING FESP/UEMG