Diz a música do Kid Abelha: “Maio já está no final…” É a temporada que estamos vivendo nesse 2011. Todo mês de Maio é sempre especial pra mim: tempo de relembrar Maria, mãe de Jesus; tempo de relembrar a abolição da escravatura no Brasil; tempo de comemorar o dia da cidade de Passos e o friozinho chegando.

Flores de Maio desabrocham nessa época

Maio transcorre em sua serenidade habitual. Se eu não gostasse do mês de setembro, no qual eu nasci, queria ter nascido em maio, pudesse eu escolher. Aproveito este post para atualizar as notícias acerca dos meus trabalhos e das atividades que venho desenvolvendo.

No Curso Pré-Vestibular Comunitário Núcleo Dércio Andrade – Educafro, onde sou professor voluntário das disciplinas de Língua Portuguesa e Redação concretizamos uma aula musical, com o trabalho de duas músicas dos Engenheiros do Hawaí: Terra de Gigantes e O papa é pop. Depois disso, os alunos escreveram uma resenha que será publicada em breve aqui. A publicação será uma compilação, um acoplado das três melhores que são das alunas Luana Ribeiro, Tamires Araujo e Letícia Oliveira. Alguns alunos que estão lendo livros dos mais variados assuntos que foram emprestados por mim, segundo escolha deles, também estão fazendo trabalhos de resenhas. As alunas Aleandra (Livro: Vidas Secas) e Iara (Livro: O amor me trouxe de volta) já entregaram as suas que serão publicadas nos posts acima. Também trabalhamos o polêmico vídeo da entrevista do deputado Jair Bolsonaro para o programa CQC, da Band. A partir disso, os alunos escreveram textos sobre o Preconceito e sobre a Política. A publicação neste blog será a do aluno Elton Delfraro, que distanciou do gênero solicitado, que era a dissertação, mas escreveu um bom artigo opinativo.

Tento valorizar ao máximo os textos dos meus alunos. Não é porque o Elton escreveu artigo ao invés de dissertação, mas o texto estando bom que não vou publicá-lo nesse espaço. Talvez é a partir desse momento que o aluno descubra a diferença entre artigo e dissertação. Dessa vez ele não conseguiu escrever uma dissertação, mas só a prática contínua vai fazer com que ele alcance o resultado pretendido um dia.

Na FESP/UEMG estamos em tempo de mudanças. Nossa sala será transferida da Agência Escola para o Departamento de Comunicação. Será muito bom, o trabalho ficará integrado com a equipe.

O mestrado em Linguística na Unifran também está muito bom. Terminamos duas disciplinas: “Enunciação, Enunciado e Produção do Sentido”  e “Análise do Discurso”. No próximo dia 27 e também no dia 28, teremos o I Workshop de Práticas de Leitura e Escrita.

Fui convidado para uma palestra no curso de Letras em Passos, na FESP/UEMG e essa semana falarei sobre Práticas de Leitura e Escrita de Jovens na Cibermídia na quarta (25) e na quinta (26). Todos estão convidados.

Um abraço a todos. Obrigado aos meus leitores e desculpa por tanto tempo de espera por novos textos. Hoje o blog foi “capinado”. Que nossas plantações textuais possam brotar em solo fértil, que é o coração de vocês, leitores, e que possamos evoluir cada vez
mais nessa Terra de nosso Deus!

Danilo Vizibel

Jornalista e Mestrando em Linguística