As Meninas

Este texto é resultado de um trabalho desenvolvido com os alunos do Curso Pré-vestibular Comunitário Núcleo Dércio Andrade dentro da temática de estudo da tipologia textual DESCRIÇÃO, fazendo uma interface com o período literário BARROCO. A proposta era observar a figura abaixo que é uma representação do quadro “As meninas” de Diego Velásquez e fazer uma DESCRIÇÃO IMAGINATIVA.

Descreva o que você vê na cena, pormenorizando o que você imagina, descrevendo o que lhe vem à mente ao apreciar tal obra de arte. Pesquise e faça também alusões às características e interfaces do BARROCO traçadas/empreendidas por Diego Velásquez.

Apresento o resultado de dois alunos Thales Martins e Fernanda Abreu que fizeram ótimos trabalhos.

as meninas

MENINAS MALVADAS

por Thales Martins

Em um dia um pintor resolveu fazer um quadro de algumas meninas. Mas não imaginava que elas fariam muitas bagunças, eram meninas feias, algumas bem vestidas com vestidos formais , mas que zombavam umas das outras e que pisavam em um pobre cachorro que ali estava. Mas mesmo assim o pintor fazia seu quadro. Uma anã entre as meninas, começou ate rezar, para que o cachorro que ate então estava sendo pisotiado fosse liberado por aquela menina má que judiava dele.

A outra menina vendo isso, começou a zombar daquela daquela anã que estava rezando, por ela ser a mais feia. Logo ali atrás, tinham um homem observando, e mais duas mulheres que comentava entre elas que o quadro estava ficando bom e tinha também um espelho que refletia a imagem do rei e da rainha, que mas pareciam ser fantasmas. O pintor acabou o seu quadro, as meninas foram embora e o cachorro, que foi pisotiado o tempo todo por aquela menina má sobreviveu porem com alguns hematomas.

 

UM AMBIENTE FAMILIAR

por Fernanda Abreu

Num ambiente familiar, assim por dizer podemos observar três meninas jovens, uma anã, um menino pisando em um cachorro, uma viúva, o pintor do quadro, um homem meio na penumbra que seria o guarda-damas, um homem ao fundo aparentemente entrando o ambiente, um quadro do rei e da rainha, não muito detalhado.

Ao observar mais atentamente esse quadro podemos observar que a menina do meio seria a que mais se tem atenção na obra, a menina do seu lado direito parece fazer uma reverência a ela, a do lado esquerdo parece entregar algo a criança. Temos também no quadro uma anã, que aparentemente cuida da criança central desde que a mesma nasceu, um menino q parece pisar no cachorro que tem uma aparência calma e sonolenta, o pintor que parece observando a cena à sua frente, mais no fundo meio na penumbra vemos uma mulher em seus trajes de viúva, aparentemente conversando com o guarda-damas, podemos perceber também ao fundo um quadro meio escuro até que retrata o rei e a rainha, e por ultimo vemos um homem entrar na sala, abrindo a cortina e iluminando o local.

No local onde ocorre essa cena podemos perceber um ambiente bastante familiar, e com vários quadros em toda parte, percebe-se com isso que pode ser simplesmente o local onde o pintor faz suas obras.

About these ads
Explore posts in the same categories: Redação

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: